EconomiaInvestimentoMoradia

4 motivos para comprar lote ou terreno em tempos de pandemia

Posted On
Postado por Fabiola Coelho
Imagem: Pixabay

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus gerou uma crise mundial. O isolamento social e a falta de perspectiva sobre quando isso tudo irá terminar, trouxe mudanças relevantes não só na maneira de se trabalhar, como também nas moradias e até mesmo nos investimentos.

Será esse um bom momento para comprar lote ou terreno? 

A incerteza em relação ao futuro e a instabilidade econômica alertaram sobre a importância de se ter um bom planejamento financeiro, uma reserva de emergência e um patrimônio seguro.

Ninguém sabe como será o amanhã, então devemos estar atentos às oportunidades que surgem hoje e começar a agir agora!

Se você está em meio a esse dilema sobre comprar ou não um lote, seja para morar ou investir, continue lendo. Iremos pontuar 4 motivos, explicando sob cada ponto de vista (moradia e investimento), que justificam esse tipo de negócio, mesmo em tempos de pandemia.

1. Economia 

A taxa básica de juros da economia brasileira chegou ao seu menor patamar histórico, sendo fixada em agosto de 2020, para 2% ao ano. O Banco Central, ao reduzir a Selic, visa estimular a economia, incentivando o consumo e os investimentos. Mas, o que isso significa?

Fonte: Bloomberg

Para quem busca moradia 

Com juros menores, o crédito fica mais acessível. Portanto, o financiamento está muito mais barato agora, comparado aos períodos em que a taxa estava alta. Sem contar algumas vantagens como:

  • Pagamento facilitado e flexível: o valor de um lote é muito inferior ao de um imóvel pronto e as condições de financiamento (valor da entrada e das parcelas são mais simples de serem negociadas).  
  • Construir em vez de comprar uma casa, pode gerar uma economia de até 40%!  
  • É possível planejar as obras de acordo com seu orçamento e tempo, sem ter que desembolsar uma enorme quantia de uma só vez. 
  • A taxa de juros é a menor vista na história, por isso, é hora de aproveitar a oportunidade.  

Para quem busca investimento 

O prudente agora é aplicar seu dinheiro em fontes mais seguras e rentáveis, de baixo risco, para evitar prejuízos. E por que não em ações ou outros ativos? 

  • A redução da Selic impacta negativamente na rentabilidade de diversos produtos financeiros como Poupança, Tesouro Direto e Renda Fixa.  
  • Ações da Bolsa de Valores e Renda Variável também se transformam em apostas arriscadas em época de crise mundial, por serem mais suscetíveis à desvalorização, de acordo com fatores externos do mercado. 
  • A melhor maneira para não perder dinheiro é diversificar sua carteira de ativos, e uma forma de se fazer isso é investir em terrenos. 
  • A papelada que envolve as taxas para aquisição e transferência de propriedade de um lote, custa menos que os trâmites de um imóvel construído. 
  • A valorização do mercado imobiliário, com destaque para lançamentos de loteamentos, é comprovada historicamente, como podemos observar no gráfico abaixo que compara o mercado de São Paulo com a Ibovespa, em uma década. 
Fonte: Fipezap

2. Valorização 

Aproveitar a circunstância da baixa dos juros para adquirir um lote é uma boa estratégia para garantir a sua valorização. Uma vez que a queda da taxa Selic atingiu um patamar histórico, é bem pouco provável que ela seja reduzida novamente em um período próximo.

Isso significa que em médio prazo, a tendência é o índice subir de novo. E nesse caminho de retomada, o valor do terreno adquirido estará acompanhando o movimento, ou seja, se valorizando.

Outras questões que colaboram para um lote ser valorizado são a localização em regiões com potencial de desenvolvimento, as características físicas do terreno e a própria construção do imóvel no local.

Para quem busca moradia 

Mesmo que o seu objetivo ao comprar lote seja construir a sua casa para morar, o valor dele após a construção, será muitas vezes superior ao seu custo inicial.

Portanto, caso no futuro você sinta a necessidade de mudar, o lucro com a venda da área será potencialmente alto, devido à valorização do terreno construído.

Imagem: Pixabay

Para quem busca investimento 

Investir na compra de terrenos é um ótimo negócio em médio e longo prazos, já que sua rentabilidade é mais alta, comparada à aquisição de imóveis construídos. Gasta-se menos ao comprar e ganha-se mais ao vender.

Se a região estiver em crescimento, melhor ainda, pois mais altos serão os índices de valorização. Os ganhos podem se dar na revenda do lote ou serem ainda maiores, caso se construa um imóvel no local para só depois revender.

3. Aumento de patrimônio 

Adquirir um lote, tanto para morar como para investir, significa aumento de patrimônio. Isso reflete em credibilidade para você, facilitando a obtenção de linhas de crédito e diversos serviços financeiros.

Em tempos de instabilidade econômica, ter esse tipo de garantia em seu nome é vantajoso para enfrentar a oscilação do mercado financeiro. Em consequência, também pode haver aumento de renda.

Vamos explicar melhor como isso é possível em cada caso:

Para quem busca moradia 

Comprar um lote e construir um imóvel são objetivos de muita gente que sonha com a casa própria. Um dos motivos é ter um bem durável, valorizável e seguro em seu nome.

Outra razão para adquirir um terreno é a contribuição para o equilíbrio do orçamento familiar no futuro, uma vez que após a construção da casa, não será mais preciso pagar aluguel.

Imagem: Freepik

Para quem busca investimento 

Diversificar os ativos da sua carteira de investimentos é sempre a melhor estratégia. Um terreno, além de ser um investimento seguro e com boa rentabilidade, oferece possibilidades de aumento na fonte de renda. Você pode construir um imóvel residencial ou comercial e alugar.

4. Qualidade de vida 

A rápida propagação do Covid-19 tem exigido isolamento social e, com isso, temos passado muito mais tempo dentro de casa. A nossa moradia teve que se transformar em escritório, escola, espaço de descanso e lazer ao mesmo tempo. E tudo indica que as mudanças vieram pra ficar.

Para quem busca moradia 

Já que não temos muita escolha a não ser permanecer em casa, que tal se for um local confortável, com espaço para os pets e crianças brincarem e ainda cômodos suficientes para montar um escritório ou ambiente de trabalho? Idealizar um projeto e customizar uma casa do seu jeito é possível por meio da compra de um lote.

home-office chegou como solução para o distanciamento social, mas muitas empresas já informaram que o formato vai permanecer, mesmo com o fim da pandemia. Em entrevista à CNN, um especialista da FGV informou que o trabalho remoto irá crescer 30% no país, mesmo após a retomada das atividades.

Se o futuro do trabalho será mesmo à distância, aí está um motivo forte para comprar um lote e construir uma casa que atenda todas as suas necessidades, não é mesmo?

Imagem: Freepik

Para quem busca investimento 

A preferência por morar em apartamentos pequenos com localização de fácil e rápido acesso para o trabalho, vem sendo substituída por casas com espaço e não necessariamente em regiões centrais.

Se as pessoas não precisam mais se deslocarem até o emprego, a busca por loteamentos em áreas mais afastadas, mas que proporcionem estrutura e qualidade de vida se tornam um bom investimento, uma vez que a demanda por esse tipo de imóvel cresce.

É chegada a hora de investir em terrenos e até mesmo construir, para lucrar com as vendas ou aluguéis.

Ficou convencido de que, mesmo em meio a uma crise, o atual momento é propício para comprar terreno? Então, mãos à obra e foco na busca! Em outro artigo, escrevemos 7 dicas para acertar na compra do lote. Vale a leitura!


O site Imóveis Virtuais divulga anúncios de loteamentos e áreas disponíveis em todo o Brasil para te ajudar a realizar o seu sonho. Acesse e acompanhe nossos conteúdos. Em breve, mais dicas para você!

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

dezesseis − 11 =