Conceitos imobiliáriosMoradia

4 vantagens de morar em condomínio ou loteamento fechado

Posted On
Postado por Ivilla Garcia

Já discutimos aqui no blog, como a pandemia impulsionou o segmento imobiliário. Muita gente começou a valorizar mais a moradia e ponderar as vantagens de morar em condomínio ou loteamento fechado.

Dados comprovam que o mercado de loteamentos cresceu 200% em 2020 e continua expandindo em 2021, com mais de 20 mil lotes vendidos no primeiro trimestre do ano.

Mas, por que as pessoas têm investido em residenciais fechados? É sobre isso que vamos falar nesse artigo. Então, se você quer entender o que esse tipo de empreendimento tem a oferecer, continue a leitura.

Segurança

Dentre as diferenças que existem entre condomínio, loteamento fechado e aberto, uma das principais, é a possibilidade de limitar o acesso de pessoas ao local, no caso dos dois primeiros formatos citados.

Isso porque, o fato de possuir uma portaria e estar dentro de um perímetro fechado, já inibe o trânsito de indivíduos que não sejam moradores, nos espaços comuns do empreendimento.

No caso de condomínios, que possuem algumas características muito semelhantes às dos loteamentos fechados, esse controle é ainda maior. Já que o fato de todos os espaços comuns serem também considerados propriedade privada, é possível proibir efetivamente a livre entrada de não moradores.

Moradia segura significa mais liberdade e tranquilidade no cotidiano. 

Estrutura completa

As novas tendências e desejos do consumidor por mais conforto, lazer e praticidade de serviços, resultam em loteamentos que visam atender as necessidades dos moradores, entregando uma estrutura completa. 

Atualmente, existe o conceito mixed use, um condomínio que contempla tudo que é necessário para viver com mais qualidade de vida. Um local onde você possa morar, trabalhar, se divertir e ainda comprar itens de necessidade básica, sem precisar se deslocar pela cidade. 

Para garantir a comodidade e bem-estar de toda a família, que inclui também os animais de estimação, muitos empreendimentos dispõem de um espaço pet nos projetos.

O espaço pet, dependendo do residencial, pode ter até circuitos de brincadeiras e pistas de passeio, tudo voltado para a diversão dos bichinhos. Para facilitar a vida dos donos, alguns condomínios têm até uma área para banho e tosa dos amiguinhos. 

Além de tudo isso, a maioria dos loteamentos e condomínios fechados contam com área gourmet para eventos, playground, quadras de esportes ou academia e piscina. Tudo isso facilita a interação entre os moradores e permite mais liberdade para as crianças brincarem no dia a dia.

Qualidade de vida

A boa estrutura que um loteamento fechado pode oferecer, como citado anteriormente, significa mais conforto para a família. Uma vez que o morador tem acesso a áreas para praticar atividades físicas, usufruir de lazer e espaço para receber amigos e familiares, podemos dizer que isso tudo reflete em mais qualidade de vida. 

Outro ponto a favor dos condomínios ou loteamentos fechados é o aumento do contato com a natureza. Geralmente, esses empreendimentos são construídos em regiões mais tranquilas, com áreas verdes, o que resulta em diversos benefícios para a saúde.

E estar mais próximo da natureza é positivo não só para os adultos, mas principalmente para as crianças, já que brincar ao ar livre reduz os sintomas de hiperatividade e déficit de atenção, segundo pesquisas.

Valorização

Os imóveis em loteamentos fechados tendem a ter grande valorização a médio e longo prazo. Mas, por quê? 

Os projetos de loteamentos devem apresentar a quantidade de lotes, com tamanhos e padrões pré-definidos. No caso dos empreendimentos abertos, a legislação municipal dita as regras e essas regulamentações podem mudar ao longo do tempo.

Como assim?

Por exemplo, a lei atual pode definir critérios para tipos de construções em um bairro. Mas nada impede que mudanças ocorram, permitindo que uma construtora compre um lote ao lado do seu e construa um prédio, acabando com sua privacidade e vista, talvez. 

Já em um loteamento fechado ou condomínio existe um planejamento mais específico, devido ao Regulamento Interno definido pela associação de moradores. As regras constantes neste regimento tendem a ser mais restritivas e devem ser cumpridas, juntamente e independente da legislação vigente para o município.

O fato de existir um ordenamento interno, ajuda a garantir o padrão nos tipos de construções e a organização na ocupação do local, o que traz mais valorização às moradias e à região. 

Sendo assim, os lotes situados dentro de loteamentos fechados valem mais que aqueles localizados em loteamentos abertos. Assim como uma casa construída em empreendimentos fechados provavelmente será melhor avaliada e impactará em maior valorização. 

É preciso ter em mente, também, que a localização conta muito na hora de medir a valorização de um imóvel. Portanto, busque empreendimentos localizados em regiões com potencial de desenvolvimento, como explicamos em um artigo sobre investimento em terrenos. 

Em resumo, morar em condomínio ou loteamento fechado traz inúmeros benefícios para o dia a dia, como conforto, praticidade, segurança e qualidade de vida. Se você quer comprar um terreno, mas não sabe por onde começar, dá uma olhada nesse artigo sobre como acertar na compra do lote! 

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

2 × dois =