Dicas profissionais

6 ferramentas úteis para corretores de imóveis

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Postado por Fabiola Coelho

O trabalho de um consultor imobiliário, seja ele autônomo ou não, é auxiliar o cliente a encontrar o imóvel ideal, de acordo com suas preferências e expectativas. Para isso, existem ferramentas úteis para corretores de imóveis, que facilitam bastante o seu trabalho.

A sua rotina é marcada por visitas a empreendimentos, contatos com compradores, negociações e contratos. E para alcançar o objetivo da venda, é necessário que o profissional tenha em mãos uma gama de informações, tanto sobre os clientes, como sobre os imóveis disponíveis. Afinal, ele precisa cruzar esses dados, para saber exatamente o que oferecer de acordo com as necessidades de cada perfil

Mas como gerenciar esse volume de referências que será sempre alvo de consulta e pesquisa em seu dia a dia? A tecnologia pode ser uma grande aliada, conforme já explicamos nesse outro artigo sobre Como vender terrenos e lotes em período de pandemia.  

Se você precisa de dicas práticas, iremos listar algumas ferramentas úteis para corretores de imóveis, que irão te ajudar a organizar melhor suas tarefas.  

1. Aplicativos Google 

Google disponibiliza mais de 50 aplicativos com bastante diversidade de funcionalidades. Se você possui uma conta pessoal gratuita no Gmail, já tem acesso à maioria delas. 

Existe um pacote de ferramentas, no entanto, voltado para uso profissional chamado Google Workspace (antigo G Suite), com um custo mensal e que pode ser usado por autônomos ou empresas.  

As principais diferenças entre o pacote gratuito e o pago são:

  • Espaço disponível na nuvem,
  • Possibilidade de personalizar e-mails (com seu domínio), 
  • Maior controle na segurança das informações, 
  • Entre outras.  

Dentre os vários produtos do Google, vamos citar alguns que podem ser muito úteis para você: 

1.1 Google Maps 

Essencial pra quem trabalha em constante deslocamento. Você tem em mãos um kit completo: GPS, consulta de transporte público, simulação de tempo de viagem e todas as informações que precisa saber para chegar em qualquer lugar.  

1.2 Google Agenda 

É possível organizar seus compromissos, marcar reuniões/eventos, disparar lembretes e até mesmo programar o envio diário da sua lista de atividades por e-mail. 

1.3 Google Fotos 

O primeiro contato dos compradores com os empreendimentos imobiliários é por meio de fotos, então a maneira mais prática de salvá-las é na nuvem, para que você possa acessá-las e enviar ou mostrar ao cliente a qualquer momento e de qualquer lugar. 

1.4 Google Meet 

Em tempos de distanciamento social, as reuniões online tornaram-se muito comuns. O Google Meet é uma ferramenta gratuita de videoconferência, que permite manter um contato próximo a seu cliente, mesmo que virtualmente. 

1.5 Google Drive 

Um local para armazenar e compartilhar arquivos (tabelas, contratos, apresentações, etc). Por meio da sincronização, o corretor imobiliário pode permitir ao cliente consultar e, dependendo da necessidade, até editar, como em preenchimento de cadastros. 

É uma forma de reduzir o vai-e-vem de e-mails e organizar as informações. Além disso, possui salvamento automático, o que evita a perda acidental de arquivos. 

2. Bloco de notas digital 

Como já comentamos na introdução deste artigo, um corretor de imóveis trabalha com muitas informações ao mesmo tempo, além de estar sempre em movimento. Um bloco de notas ou um caderno costumam (ou costumavam) ser itens indispensáveis para o profissional. 

Porém, com a tecnologia disponível e o celular sendo uma ferramenta multitarefa, pra que continuar fazendo seus registros manualmente? Fica muito mais fácil, rápido e seguro, manter suas anotações digitalmente

Evernote é muito mais que um bloco de notas digital, pois ele permite organizar informações em pastas, registrar o histórico de interações com o cliente, montando uma espécie de CRM, anexar fotos, imagens e até mesmo matérias inteiras de páginas da internet.  

Veja algumas dicas de como se organizar com a ajuda do aplicativo no vídeo a seguir.

3. Simulador de planta baixa 

A trena é um acessório que pode ser considerado bem útil para o trabalho do corretor. Muitas vezes o cliente deseja saber a medida de um cômodo, uma parede ou mesmo um espaço do terreno ou lote.  

Já pensou em modernizar essa ferramenta e medir ambientes de forma prática e rápida pela tela do celular? Existe um app que faz isso! 

Pelo Magicplan, basta abrir a câmera, apontar para todos os lados do ambiente, que ele não só calcula as medidas, como desenha uma planta baixa do espaço imediatamente. 

Observe como funciona no vídeo abaixo. 

4. Verificador da posição do sol  

A posição do terreno e do imóvel impacta diretamente na valorização dos mesmos. Por isso, é importante levar em conta a orientação solar ao planejar a construção de qualquer empreendimento.  

A distribuição correta de ambientes na hora de fazer um projeto e um aproveitamento inteligente sobre a incidência de luz natural, influenciam no conforto, na saúde e até mesmo na economia da família.  

Muitos clientes sabem disso e então fazem aquela pergunta comum durante uma visita: onde bate o sol da manhã e da tarde? 

Um aplicativo chamado Sun Seeker mostra pela tela do celular a posição do sol em diferentes horários e épocas do ano. Essa ferramenta facilita sua vida e responde de forma direta a dúvida do comprador.  

Assista à apresentação do app:

5. Scanner de documentos  

Com o celular acumulando diversas funções, não é de se espantar que ele possa virar também um scanner

Para escanear contratos ou qualquer documento, basta você baixar um app em seu telefone. O ScannerPro realiza essa função.  

6. Assinatura eletrônica  

Juntamente com a função de escanear, uma outra funcionalidade muito útil para formalizar contratos é o uso de assinatura eletrônica. É possível assinar documentos por meio eletrônico e obter validação jurídica.  

Mas se pareceu complicado para você, está enganado! O ClickSign é um aplicativo que oferece esse mecanismo de maneira segura. Ele agiliza o processo de fechamento das vendas, simplificando a assinatura dos contratos. 


Esses aplicativos pretendem facilitar, otimizar e organizar o seu trabalho. Com essas ferramentas úteis para corretores de imóveis, você usa a tecnologia como aliada.

Dessa forma, o corretor imobiliário estará bem preparado para alcançar resultados ainda melhores. 

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