Conceitos imobiliáriosInvestimentoMoradia

Como escolher o terreno para construir uma chácara

Posted On
Postado por Fabiola Coelho
A imagem mostra terreno para construir uma chácara, rodeado por montanhas cobertas por gramado verde e arvores, alem de uma casinha escondida mostrando apenas o telhado, estradas e cercas passando pelas montanhas sob um ceu coberto de nuvens

Você sabe como escolher o terreno para construir uma chácara? Sonha em morar no campo ou ter um refúgio de fim de semana? E conviver com animais, área verde e paisagens naturais? Então, precisa ler este texto.

Neste artigo, vamos explicar as vantagens que um terreno em área rural pode apresentar. Além disso, iremos identificar as melhores características que valorizam o local. E ainda citar os principais pontos de atenção na hora de escolher o terreno para a sua chácara.

Se é um desejo seu conquistar mais qualidade de vida e contato com a natureza, continue a leitura.

Novos hábitos 

Construir um sítio, chácara ou fazendinha é uma vontade de muitos e que cresceu neste período de pandemia. Isso porque o home office e o isolamento social fizeram surgir um desejo por uma vida mais saudável, tranquila e com qualidade.

As pessoas estão querendo mais espaço, qualidade de vida, contato com o meio ambiente, além de segurança e economia. Todos esses fatores ganharam ainda mais importância no atual período e são razões para morar fora dos centros urbanos. 

A crise sanitária impôs o trabalho remoto, possibilitado pelo avanço da tecnologia. E essa mudança mostrou para muita gente que é possível realizar as tarefas de qualquer lugar.

Isso significa que não importa se você está dentro de um apartamento pequeno, no centro da cidade ou no meio do mato, ouvindo o barulho de um riacho ou o cantar dos pássaros.

Você faz parte da turma dos que amam estar próximo da natureza e acredita que qualidade de vida começa em casa? Então deve saber que muitas são as razões que provam que vale a pena comprar terreno, principalmente hoje em dia.

Vem conhecer as características mais valorizadas em uma área rural e entender como escolher o terreno para construir uma chácara.

A imagem mostra uma paisagem composta por arvores, grama, um caminho rodeando um lago e casinhas ao fundo, simbolizando um terreno para construir uma chácara

Características de um terreno para construir chácaras

Antes de começar a buscar o melhor terreno para construir uma chácara, sítio ou fazendinha, você precisa saber algumas questões legais. O desmembramento rural, ou seja, a divisão de terras a serem destinadas para chácaras, deve cumprir algumas exigências. 

A primeira regra que a legislação dita é em relação ao tamanho mínimo da área, que deve ser de dois ou três hectares, dependendo da região. 

Outra particularidade sobre terrenos localizados em regiões rurais é o fato de que eles não são chamados de loteamentos ou condomínio de lotes, sabia?

Apesar de muita gente fazer essa referência, saiba que isso só é válido informalmente. Pois perante a lei, esses termos não valem para localizações rurais. Isso porque a legislação para a zona urbana é diferente da que rege as áreas fora dela. 

No entanto, é possível encontrar empreendimentos no campo com infraestrutura completa, semelhante com o que ocorre em condomínios e loteamentos fechados da cidade.

E além de água e luz, ambientes de uso comum para lazer ou até mesmo controle de acesso realizado por portaria, podem existir. Tudo isso para resultar em mais segurança e comodidade. 

Essas benfeitorias valorizam o terreno, oferecendo ainda mais conforto e bem-estar para o morador.

As características citadas acima agregam muito mais valor ao local. Porém, em se tratando de terreno para construir uma chácara ou sítio, é claro que as belezas naturais também devem se destacar.

As paisagens, a vegetação, os riachos e cachoeiras são um diferencial a parte! Para quem busca proximidade com a natureza, um local onde o conforto da estrutura se une ao meio ambiente preservado, é a realização do sonho.

Vantagens de ter uma chácara em local com estrutura completa

Os condomínios e loteamentos localizados dentro de grandes cidades possuem diferenciais como segurança, áreas de lazer e espaços maiores. Esses formatos de imóveis apresentam características parecidas e outras que diferem entre si, mas ambos oferecem muitas vantagens ao morador. 

Caso queira ler mais sobre isso, confira as diferenças entre loteamentos abertos, fechados e condomínios.

É importante, ao planejar sua casa de campo em uma chácara, fazendinha ou sítio, escolher um local que também ofereça o conforto que encontramos nos empreendimentos urbanos.

As vantagens de adquirir um terreno em área rural, que ofereça benefícios semelhantes aos de um condomínio ou loteamento fechado são muitas, entre elas:

  • Segurança: portaria de acesso permite um controle maior de pessoas ao local. 
  • Organização: regulamento interno possibilita estabelecer regras e padrões a seguir, para manter o local bem organizado e valorizado. 
  • Manutenção: serviços de limpeza e conservação das áreas comuns, coleta de lixo e preservação da natureza e dos jardins são importantes para zelar pelo bom uso.
  • Áreas de lazer e confraternização: o senso de comunidade gera ainda mais segurança e promove a qualidade de vida.
  • Áreas para agricultura familiar e criação de animais: em zona rural, com espaços maiores, fica muito mais fácil ter um pomar ou horta para cultivar alimentos. Bem como montar um curral ou galinheiro, por exemplo, para quem deseja criar animais.
  • Economia: o imposto cobrado para terreno rural é o ITR, bem mais barato que o IPTU, cobrado para terrenos urbanos.
  • Valorização do imóvel: quanto mais diferenciais (tanto naturais como benfeitorias) o local possuir, mais valorizado será o seu imóvel.

A escolha do terreno para construir uma chácara

Agora que você já conhece as características que uma área no campo pode apresentar e os diferenciais que são mais valorizados, é hora de focar na parte burocrática.

Como escolher o terreno para construir uma chácara, sem ter problemas de regularização e registro?

Esse é o momento mais importante e que demanda mais atenção. Isso porque, além de escolher um belo local, é preciso analisar o negócio, para não entrar em uma fria. 

E dois pontos principais a serem observados são:

  • Documentação do terreno: consulte os documentos para ter certeza que a área está regularizada.
  • Reputação da incorporadora: pesquise o histórico da empresa responsável pela venda.

Se você chegou até aqui, provavelmente tem interesse em conquistar uma vida no campo. Mas saiba que muita gente pensa nisso também, já que a busca por terrenos no interior é uma tendência que veio para ficar.

E devido ao aumento da procura por esse tipo de imóvel, já observa-se o aquecimento do mercado e até escassez em alguns locais. 

Por isso, esteja atento às oportunidades para não perder a chance de realizar o sonho de viver bem e com mais qualidade de vida!

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

19 − 15 =