InvestimentoMoradia

7 dicas para acertar na compra do lote

Posted On
Postado por Fabiola Coelho

Você deseja comprar um lote, mas tem várias dúvidas sobre que critérios levar em conta antes de definir a sua escolha? 

Existem questões relevantes para considerar ao avaliar loteamentos e planejar a compra. Listamos algumas delas abaixo, para que você esteja atento e tenha certeza de que fará um bom negócio. 

1. Consulte a documentação 

Os problemas mais comuns enfrentados ao comprar um lote são referentes à sua regularização. Para evitar dores de cabeça, é necessário verificar alguns detalhes, como: 

  1. Confira se o loteamento está registrado de acordo com as normas da Prefeitura ou órgão competente.  
  1. Atenção quanto à localização: verifique se a área está regularizada conforme as restrições ambientais. Se o loteamento possui trechos de proteção ambiental ou nascente, saiba que é proibida a ocupação dessas áreas. 
  1. Antes de adquirir um lote, é importante conferir as certidões de propriedadenegativa de ônus e alienação para garantir inexistência de irregularidades. Além de confirmar se o proprietário que consta na documentação é o mesmo que está vendendo. 
  1. Consulte a matrícula do imóvel. Ela é uma espécie de certidão de nascimento do bem e te dará informações como idade do terreno, antigos donos e se há possíveis situações impeditivas à venda. 

Mas onde conseguir todas essas informações? A maioria delas está disponível no Cartório de Registro de Imóveis. 

2. Verifique o tipo de construção permitida no local 

Você sonha em construir uma casa com mais de um pavimento, com pé direito mais alto, entre outros detalhes? Verifique antes se tudo o que deseja incluir no projeto está permitido dentro da legislação local.  

Existem instrumentos importantes de definição do planejamento urbano e de condomínios, que devem ser observados e respeitados antes de construir um imóvel. São eles:  

  •  Plano Diretor (no caso de municípios com mais de 20 mil habitantes)  
  •  Regulamento Interno do condomínio (no caso de não ser um residencial aberto) 

Esses documentos determinam que tipos de construção podem ser realizados em determinada área, como a quantidade de andares que o imóvel poderá ter, altura de muros, etc. 

Além dessas diretrizes, existem outros regimentos a serem seguidos como:  

  • Normas de uso e ocupação do solo 
  • Código de obras 
  • Entre outros  

Consulte todas as normatizações para verificar se há alguma restrição. As regras vão variar bastante dependendo do tipo de empreendimento, se é um loteamento aberto, fechado ou um condomínio. 

Você não sabe bem o conceito de cada um desses formatos? Nesse outro artigo a gente explica qual a diferença entre loteamentos e condomínios

Observe tudo isso antes de assinar o contrato, para garantir a sua satisfação com a compra. Normalmente a equipe de vendas possui todas essas informações, que se encontram no Cartório de Títulos e no Estatuto da Associação do Condomínio.   

3. Investigue o histórico da incorporadora 

Consultar a reputação da empresa responsável pelo loteamento é tão importante quanto verificar a documentação do lote. Como fazer isso?  

  • Pesquise na internet se existem registros contra a organização. Sites como Reclame Aqui ou uma simples consulta ao Google, podem ajudar a identificar problemas já ocorridos.  
  • Visite empreendimentos lançados anteriormente.  
  • Converse com clientes da incorporadora.  

4. Pesquise o potencial de valorização 

Mesmo que você esteja com o objetivo de construir, e não investir, escolher um local com potencial de valorização é um fator importante. Você não vai querer morar em um lugar que não tenha perspectivas mínimas de melhoria, certo?  

Existem alguns fatores responsáveis por agregar valor à área, como as características físicas do terreno:  

  • Tamanho 
  • Estrutura (plano ou em declive) 
  • Tipo de solo 

A possibilidade de crescimento e desenvolvimento da localidade também influencia diretamente na valorização. Mas como descobrir se a região tem potencial? 

  1. Faça uma pesquisa para descobrir se há planejamento de ampliação do comércio local, previsão de novos lançamentos de empreendimentos, construção de escolas, lojas, shoppings, etc. 
  1. Converse com moradores e comerciantes locais.  
  1. Consulte o Google para tentar encontrar mais informações. 
  1. Observe a qualidade das construções do entorno. 
  1. Verifique quais são as opções de acesso, como vias de trânsito e linhas de ônibus.  

5. Amplie a sua busca 

Limitar a sua procura a uma localização específica é fechar a porta para possibilidades de bons negócios. Muitas vezes, levar em consideração áreas que ainda não são muito conhecidas e estão em início de ocupação, tanto em se tratando de comércios, como moradias, pode se revelar uma excelente oportunidade. 

Por isso, esteja aberto a conhecer diferentes localidades. Novos empreendimentos em regiões em ascensão possuem preços mais acessíveis que aqueles localizados em áreas já completamente desenvolvidas. 

6. Avalie as opções de pagamento  

Avalie todas as formas de pagamento possíveis para comprar o lote. Existem diferentes possibilidades para quem não tem condições de pagar à vista. 

Basta planejar suas finanças e procurar entender sobre como funciona cada tipo de financiamento ou empréstimo. Alguns deles: 

  1. Financiamento direto com a incorporadora / loteadora  
  1. Crédito Caixa Econômica Federal 
  1. Empréstimo em outros bancos  

Escolha a modalidade que mais se encaixe em sua realidade e esteja atento às taxas, juros e correções.  

Aqui no blog você também encontra um artigo para saber mais detalhes sobre o que envolve financiamentos de terrenos, acesse! 

7. Fique de olho em empreendimentos em estágio inicial 

A última dica é o pulo do gato. Quem chega primeiro leva vantagem, pois haverá muito mais opções de escolha em relação a tamanho, posição e características do terreno, além do menor custo, claro. 

Afinal, na medida em que a implantação da infraestrutura do loteamento avança, o valor dos lotes vai aumentando. 

Então siga estes conselhos para ter em mãos um leque muito maior de possibilidades e vantagens: 

  • Fique atento a construções que estejam em início de andamento para que você garanta o melhor lote pelo melhor preço.  
  • Esteja entre os primeiros compradores, logo que o empreendimento é lançado, ou melhor ainda, no pré-lançamento.  

Aí você pergunta: mas onde posso descobrir boas oportunidades de negócios?  É preciso estar em contato com profissionais e empresas da área, além de ficar de olho nas notícias do mercado imobiliário.

Existem sites e canais com conteúdos referentes ao assunto, além de marketplaces com anúncios de áreas, terrenos, loteamentos e lançamentos de empreendimentos. Um bom termômetro para você acompanhar quais localidades possuem perspectivas de novos empreendimentos é acessar esse tipo de informação. 


Agora que você já tem todas as dicas para escolher o lote ideal, é hora de procurar no melhor local. O site Imóveis Virtuais reúne anúncios de incorporadoras, construtoras e até mesmo de proprietários de terrenos que estão vendendo ou comprando áreas destinadas a loteamentos. 

Acesse o site e acompanhe também nossas redes sociais e blog para mais conteúdos como esse! 

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

1 × um =